As Gerações do Polo VW
Lançado originalmente em 1975, o Volkswagen Polo tem uma história de destaque, afinal, são 47 anos de carreira e mais de 18 milhões de carros vendidos. Ele nasceu como Audi, ganhou corpo e versão comprimida e até foi vendido como GTI três portas. Vamos contar um pouco de cada versão do modelo que se tornou um dos mais populares do país.
1° Geração (1975-1981): Audi
O Polo nasceu como Audi em 1975, foram cerca de 500 mil carros vendidos, o que resultou na ampla gama de versões que viriam ao mercado futuramente. Esse modelo era um subcompacto para os padrões atuais, com 3,50 metros de comprimento e 2,33 metros de entre-eixos. A configuração de entrada vinha com o motor quatro cilindros refrigerado a água de 895 cm³ e 40 cv, se você quisesse mais desempenho, teria que passar para o 1.0 de 50 cv. O primeiro esportivo apareceu em 1979, quando foi lançado o Polo GT. Equipado com motor 1.3 de 60 cv. O GT antecipou versões mais quentes que ainda viriam por aí.
2° Geração (1981-1994): A Maturidade e o Alto Desempenho
Bem parecido com o Polo Original, de quem herdou a plataforma, essa versão era maior em comprimento (com 3,66 metros) mas o entre-eixos de 2,33 m era o mesmo. A segunda geração foi a primeira a oferecer dois formatos de carroceria para o hatch, diferenciados pela traseira. O mais esportivo foi denominado como Coupé e tinha uma tampa inclinada, enquanto o outro foi batizado como Hatchback e se destacava pelo corte reto. Entre as opções de motorização, o que chamou mais atenção do público foi o GT G40 1.3 com compressor volumétrico, capaz de gerar 115 cv e levar o leve Coupé de zero a 100 km/h em cerca de 9 segundos. Para segurar o desenvolvimento nas curvas, a suspensão ficou dois centímetros mais baixa e ganhou molas e amortecedores mais durinhos.
Em 1990, um facelift ajudou a segunda geração a evoluir no visual ao adotar faróis retangulares no lugar dos redondinhos do original, enquanto a mecânica foi aperfeiçoada. Outras tecnologias foram adicionadas, entre elas, injeção eletrônica para os 1.0 e 1.3, monoponto de início e multiponto logo em seguida, além de airbag para o motorista e freios ABS.
3° Geração (1994-2003): A chegada do Polo GTI e do Classic
Desenvolvido sobre a arquitetura da terceira linhagem do modelo Golf, o Polo ganhou contornos arredondados e visual mais sofisticado. Foi a estreia do hatchback de quatro portas. O comprimento passou a ser de 3,71 metros e o entre-eixos foi ampliado a 2,40 metros. Os motores 1.0 e 1.2 de entrada possuíam 45 e 55 cv, mas aqueles que desejavam economia podiam aderir pela primeira vez a um turbodiesel 1.9, capaz de entregar até 90 cv.
Outro derivado interessante foi o Polo Classic, sedã lançado em 1997 que substituiu o antigo Derby e contava com entre-eixos um pouco maior, com os mesmos 2,44 metros da station wagon. O familiar foi vendido no Brasil com motor 1.8 de 90 cv.
4° Geração (2001-2009): O primeiro nacional
Característicos dos primeiros Polo, os faróis redondos voltaram e o objetivo do novo VW era transparecer mais classe, no que gerou a construção e acabamento mais sofisticados. No ano seguinte, o hatch começou a ser feito no Brasil e ganhou a companhia do sedã em 2003.
Os 3,89 metros de uma ponta a outra atestam que o Polo era outro carro, mérito da plataforma PQ26. O entre-eixos de 2,46 metros o transformava em um hatch confortável para quatro adultos altos. Aqui no Brasil, o Polo estreou com o motor 1.6 de 101 cv e não demorou a ganhar uma versão 1.0 16V de 79 cv. O 2.0 de 116 cv representou durante muito tempo a opção mais forte no nosso mercado.
5° Geração (2009-2017):
O estilo era bem parecido com o Polo MK6, recém-introduzido no nosso mercado. O tamanho do hatch alcançou 3,95 metros e o entre-eixos aumentou um centímetro (2,47 metros), o sedã foi a única variante extra oferecida. A segurança foi bem reforçada, o compacto veio a se destacar pelo seis airbags.
Em 2010, surgiu o CrossPolo aventureiro e o aguardado GTI. O esportivo se destacou pelo uso de um motor 1.4 sobrealimentado por turbo e compressor volumétrico ao mesmo tempo, tudo para gerar 180 cv e ir de zero a 100 km/h em 6,9s. O câmbio de dupla embreagem e sete marchas ajudava na tarefa.
6° Geração (2017): O Novo Polo
O Novo Polo foi o primeiro compacto nacional feito sobre a plataforma MQB e, como esperado, usaria o 1.0 TSI (turbo) de três cilindros. Para o compacto, a marca definiu a oferta do 1.0 turbo mais forte, com até 128 cv de potência e 20,3 kgfm de torque. O motor foi conectado ao câmbio automático Tiptronic de 6 marchas. Projetado com um design mais moderno e refinado, os detalhes do novo modelo vieram para chamar a atenção do público que já vinha encantado pelas versões anteriores do veículo.