A Volkswagen do Brasil

A Volkswagen do Brasil

Teve seu início na Alemanha, mas o que poucos sabem é que sua primeira filial fora do território alemão foi constituída aqui no Brasil na década de 50  em um armazém na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. De lá saíram as primeiras unidades do Fusca, montadas com peças importadas da Alemanha e apenas 12 empregados.

Devido o grande sucesso e repercussão, a marca anunciou o projeto de construção da fábrica no Brasil, com o propósito de realizar não somente a montagem dos veículos, mas também tornar o país uma base exportadora em potencial para toda a América do Sul. 

A bordo de um Fusca conversível, a Volkswagen do Brasil seria inaugurada com o Ex-presidente da república, Juscelino Kubitscheck, acompanhado pelo Governador de São Paulo, Carvalho Pinto, e os presidentes da Volkswagen da Alemanha, Heinrich Nordhoff, e do Brasil, Friedrich Schultz-Wenk em 18 de novembro de 1959. 

A marca atingiu o primeiro milhão de veículos produzidos em julho de 1970 e em março de 1972, o Fusca alcançava o número histórico de um milhão de unidades vendidas no País, tornando-se assim, o favorito da época. 

Lançando um modelo genuinamente brasileiro em 1973 e apresentando aos consumidores o moderno conceito de carroceria hatchback, a empresa alemã lançou a famosa Brasília, homenagem à capital do país. Hoje, esse tipo de carroceria de dois volumes é o mais comercializado no mercado brasileiro.

A Volkswagen também foi pioneira ao lançar, em 2003, a tecnologia Total Flex, motor flexível em combustível, que permite o uso de etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. A tecnologia marcou uma mudança de paradigma na indústria com essa tecnologia. O Gol foi o primeiro carro a receber o motor Total Flex, presente hoje em toda a linha nacional da Volkswagen. 

 

As Fábricas

 

Atualmente, o Brasil possui 4 fábricas Volkswagen: 3 delas localizadas em São Paulo e uma delas no Paraná.

A pioneira está localizada em Anchieta, São Bernardo do Campo - SP. É considerada um complexo industrial por abrigar atividades como Estamparia, Armação da Carroceria, Pintura, Montagem Final e centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente, a fábrica Anchieta produz os modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro.

Em 1976, a Volkswagen iniciou as atividades da sua segunda fábrica no País, na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. A fábrica produz os modelos Gol, Voyage e em 2014 inaugurou sua linha de produção do Volkswagen Up!

A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos, também no interior de São Paulo, iniciou suas atividades em outubro de 1996. É responsável pela fabricação dos propulsores da família EA211 e o consagrado EA111, tendo superado em 2020 a marca histórica de 12 milhões de motores produzidos desde o início de suas atividades.

Em janeiro de 1999, foi inaugurada a unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen, reconhecida como uma das maiores indústrias empregadoras do Estado e referência em qualidade para o setor automotivo. A fábrica é responsável pela fabricação dos modelos Fox, Audi A3 Sedan e em 2019 passou a fabricar o T‑Cross, primeiro SUV da Volkswagen produzido no Brasil.